Oiii amore, tudo bem? Você sabia que o nosso sistema linfático (principal sistema de defesa do organismo) é duas vezes maior que o nosso sistema circulatório? Uau! Mas você deve estar se perguntando “o que isso tem a ver com maquiagem e beleza?”, não é? Pera aí que vou te explicar! Enquanto nosso sistema circulatório possui o coração pra bombear e limpar o sangue, nosso sistema linfático não tem uma bomba que faça esse trabalho. Nesse caso, a linfa (líquido que circula no interior dos vasos linfáticos) só se move manualmente através de estímulos, como por exemplo, exercícios e massagens. Daí a tão famosa “drenagem linfática” – que você já deve ter ouvido falar e muito. Mas você já ouviu falar da massagem Gua Sha? Essa técnica milenar, além de possuir diversos benefícios, também vai ajudar muito nesse processo de drenagem. Quer saber como? Então não sai daí, que o post de hoje está imperdível!
O que é Gua Sha?
De origem chinesa, o Gua Sha é um método antigo, que surgiu há milhares de anos, prometendo trazer benefícios não somente à pele, mas também ao bem-estar e à saúde. O termo “Gua” significa raspar, esfregar ou arranhar, enquanto o “Sha” possui um significado mais complexo como areia, sujeira ou energia ruim. Na prática, o Gua Sha é uma técnica de massagem que movimenta o líquido linfático que se acumula em nosso rosto (e em todo o corpo), através do uso de pedras, tipicamente de Jade ou Quartzo.
Benefícios
O Gua Sha tonifica os músculos do rosto, suaviza as linhas finas, causa o aumento do fluxo e da circulação sanguínea, diminuição do inchaço, alívio de tensão dos músculos, ajuda a quebrar a fáscia – um tecido que reúne os músculos, porém às vezes interfere na circulação – e ainda, segundo os admiradores da técnica, é capaz de diminuir as dores de cabeça e no maxilar.
Como fazer a massagem Gua Sha?
Fazer a massagem é bem simples! O primeiro passo é entender como usar a pedra: do pescoço para baixo, utilize-a sempre na HORIZONTAL, pois existem áreas específicas para usar suas laterais.
Região dos braços: comece pressionando a pedra suavemente sobre o pulso e movendo-a lentamente por todo o seu braço. Lembre-se de sempre fazer movimentos lentos, pois nosso objetivo é relaxar o sistema nervoso, ok?
Região do pescoço: usando o lado arredondado, coloque a pedra no ângulo de 45 graus – nesse momento você vai usar a parte LATERAL – sobre o esterno (osso localizado na parte anterior do tórax) e faça o movimento lentamente até chegar na mandíbula.
Região facial: uma dica interessante, é que você passe algum óleo hidratante no rosto e também no pescoço para a pedra deslizar com mais facilidade. No primeiro movimento, você vai usar a parte pontuda da pedra – também em 45 graus – iniciando próximo ao queixo e seguindo o desenho da mandíbula até chegar na orelha, região onde você vai fazer uma leve massagem no fim do percurso. Logo em seguida, usando a parte mais longa da pedra, posicione-a na bochecha e deslize até chegar na parte lateral da cabeça, perto das têmporas, novamente massageando no final do caminho.
Região dos olhos: em um ângulo de 45 graus, coloque a parte arredondada abaixo dos olhos e deslize até chegar nas têmporas. Chegando na linha dos cabelos massageie mais uma vez movimentando a pele. Nesse momento a pressão deve ser extremamente leve. Agora com a pedra deitada na horizontal, sobre os olhos, siga o desenho das sobrancelhas, novamente massageando no final do trajeto.
Região da testa: usando o lado maior da pedra, posicione-a sobre a sobrancelha e deslize para cima até chegar na raiz do cabelo, massageando novamente. Usa a pedra inclinada para efetuar esse movimento.
Não se esqueça de repetir todos os movimentos sempre cinco vezes ou mais e sempre dos dois lados do rosto.
Segundo especialistas, é recomendado praticar o método uma vez ao dia, que é o suficiente para notar os benefícios no curto prazo. Mas isso não quer dizer que você não possa fazer mais vezes, ok? Ah, e antes que eu esqueça, você também pode utilizar uma Jade Roller (rolo de Jade) para aplicar a massagem Gua Sha, sempre usando o rolinho maior para o rosto e o menor para a região dos olhos.
Tome Cuidado
Apesar de ser muito bom para a saúde, o Gua Sha não é indicado para quem sofre com doenças crônicas de pele. Neste caso, quem possui dermatite atópica, eczemas em geral, psoríase ou até mesmo câncer de pele, não deve utilizar a técnica, pois os movimentos de raspagem podem acabar agravando. Além disso, o tratamento também é contraindicado para pessoas que fazem o uso de medicamentos anticoagulantes, pessoas que possuem infecções na pele (furúnculos, abcessos, herpes, etc.) mulheres grávidas e pessoas em tratamento de câncer ou quimioterapia. Em caso de dúvida, sempre consulte um profissional da área.
Então, o que achou do post? Não se esqueça de deixar sua opinião aqui nos comentários, ok? E espero que eu tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o Gua Sha rsrs.
Um beijão e até o próximo post!!!