Oii amore, tudo bem? Aqui na loja, um dos produtos mais vendidos são os Cílios Postiços, pois atualmente eles são os queridinhos do momento. Afinal, como não amar um acessório que valoriza e realça o olhar? Mas você já se perguntou onde e quando surgiram os Cílios Postiços? Então senta aí, que lá vem muita história. Tudo começou em 1882, quando moradoras de Paris começaram a costurar fios de cabelo em suas pálpebras (bizarro, né??) com o objetivo de criarem cílios falsos. E o pior vem aí, essa “técnica” era realizada sem anestésicos, ou com uso de cocaína para entorpecer e amenizar a dor. Credo!
No início do século XIX, mais precisamente em 1902, Charles Nestle (Karl Nessler), um famoso cabeleireiro de origem alemã que vivia no Reino Unido, patenteou um método que tecia cílios e sobrancelhas artificiais. Um ano depois, Charles passou a vender os cílios artificiais no seu salão, em Londres.
Quase 10 anos depois, em 1911, foi a vez da canadense Anna Taylor lançar seus cílios postiços nos EUA. Eles eram confeccionados em um tecido com formato côncavo, com pequenos fios na ponta. A aplicação era feita na pálpebra superior com uma fita adesiva.
No ano de 1916, durante as gravações do filme “Intolerância” (considerado uma obra-prima do cinema mudo), o diretor D.W. Griffith queria que a atriz Seena Owen tivesse cílios maiores para criar um olhar “Marcante”. Pensando nisso, o diretor contratou um peruqueiro para resolver esse problema. Usando uma gaze fina, o peruqueiro colou fios de cabelo humano nas pálpebras da atriz. Nem preciso dizer que foi um sucesso né? E com toda essa repercussão, é claro que outras atrizes também passaram a usar essa técnica.
Como era de se esperar, a popularidade dos cílios postiços foi só aumentando. E foi por volta dos anos 60, que eles se tornaram uma verdadeira febre. Graças a Twiggy, a modelo sensação da época, houve uma verdadeira overdose de cílios e, cada vez mais, se via mulheres com olhos de boneca pelas ruas do mundo todo. Estima-se que em 1968, só nos EUA foram vendidos incríveis 20 milhões de pares de cílios postiços.
Com o passar dos anos, o mundo da beleza foi cada vez mais se atualizando e evoluindo, criando assim, diversos modelos de cílios postiços, alguns mais volumosos, outros mais naturais. Hoje em dia encontramos até mesmo cílios postiços coloridos. Quem diria!? Tudo para atender às necessidades dos consumidores.
Então, o que achou da história? Deixe seu comentário, ok?
Um beijão e até o próximo post!